quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Método C.L.C.





Quem entende um pouquinho que seja de Ingredientes Cosméticos, sabe que o Shampoo Comum pode ser um forte agente agressor para os cabelos em certas condições. Leia AQUI um exemplo.

 Há quem tenha encontrado a solução em métodos como Co-Wash, Low Poo e No Poo, mas nem todo mundo consegue se adaptar a essas novas rotinas. 

Conforme o cabelo vai ficando mais longo, ele começa a necessitar de cuidados diferenciados, uma vez que as pontas estão mais danificadas e tendem a ficarem secas e espigadas. Quando o cabelo passa por muitos processos químicos ou transformações mecânicas diárias com secadores, chapinhas e babyliss ele também fica mais fragilizado e começa a pedir por um cuidado diferenciado.

Para preservar as pontas e evitar que elas ressequem, espiguem e virem pontas múltiplas siga esse simples e eficaz método!


C.L.C.
CONDICIONAR. LAVAR. CONDICIONAR


1- Molhe os cabelos.
2- Aplique CONDICIONADOR do meio até as pontas. Deixe a raiz de fora. Não enxague.
3- Ainda com o condicionador nos fios aplique o SHAMPOO de preferência, seja ele com ou sem sulfatos, em todo o COURO CABELUDO e massageie com as pontas do dedos.
4- Enxague o Shampoo e o Condicionador ao mesmo tempo.
5- Aplique o CONDICIONADOR um última vez ao longo dos fios. 
6- Enxague e prossiga como de costume 


Você pode aplicar o condicionador assim que entrar no banho e deixar nos fios para fazer um condicionamento profundo enquanto prossegue com sua rotina usual de banho. Lave o cabelo no fim do banho.

Você pode adaptar a técnica da maneira que lhe servir melhor. Se quiser aplicar shampoo mais de uma vez, segure o cabelo para trás e coloque apenas o topo da cabeça no chuveiro para enxaguar o shampoo e reaplicar. Se seu couro cabeludo é seco, você pode aplicar o shampoo nele também, desde que seja um próprio para aplicar no couro, como os da Head and Shoulders. O último condicionador é opcional, mas acho que é bom para cobrir quaisquer áreas que tenham sido esquecidas no começo ou tenham sido afetadas pelo shampoo quando foi enxaguado.


O condicionador limpa sim os fios, então você pode continuar as aplicações em todas as lavagens enquanto sentir que está gostando. Um acúmulo de produto pode acontecer e embora em alguns casos isso seja uma proteção para o cabelo, ele pode começar a pesar, portanto faça a lavagem completa de tempos em tempos, basta pular o primeiro condicionador

Fui atrás desse método quando meus fios começaram a crescer e eu fui para a França. As pontas já mais danificadas com a água dura a França e ainda o constante uso de secador começaram a fazer minhas pontas gritarem. O cabelo ficava uma palha não importa o que eu tentasse passar. O uso apenas de shampoos sem sulfatos e a aplicação desse método tem me ajudado bastante.


Um outro problema que pode também ser o seu caso é achar um shampoo que não seja tão ressecante mas ainda assim funcione bem em raízes oleosas, já que muitas pessoas não conseguem se adaptar aos shampoos sem sulfatos. Talvez esse método seja a solução para você!

Já tentou esse método? Vai testar? Não esqueça de contar aqui nos comentários!


14 comentários:

  1. Gostei da técnica, mas tenho uma dúvida em como adequá-la ao meu modo de lavar os cabelos.
    Lavo com shampoo adstringente (transparente), depois shampoo hidratante e depois condicionador. Como faria?
    Não conseguiria enxaguar o primeiro shampoo sem deixar ir embora o condicionador das pontas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode tanto passar o condicionador mais uma vez quanto abrir mão do segundo shampoo já que seu cabelo já estará mais condicionado e o condicionador irá limpar exatamente o que a ponta precisa!! Lembre-se de usar um sem silicones!

      Grande abraço, volte sempre

      Excluir
  2. Amei muito o blog <3 tava precisando de um blog que realmente explique as coisas do ponto de vista químico. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá! Primeira vez que acesso seu blog hehe Fiquei bem interessada nesse método, contudo estou seguindo o cronograma capilar. A dúvida é, posso realizar os dois métodos em uma mesma lavagem?
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nunca pensei nisso, método super interessante! Me sinto mal se não lavo o comprimento do cabelo porque fica tão pesado, mas quero tentar algum dia!

    http://umablogueirapobre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, estou deixando meu cabelo crescer e como ele tem química, é um bom método para fazer quando ficarem secas. Eu comprei um shampoo sem sulfato e logo vou testar (meu cabelo no geral é bem ressecado por causa de tintura e progressiva). Tomara que dê certo, porque igual você disse, pode ser que não funcione pra quem tem raiz oleosa (meu caso) porque o shampoo é mais suave...

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho um dúvida: e no dia em que eu for usar alguma máscara. Como proceder? Pois se eu usar o condicionador primeiro não vai fechar as cutículas e interferir na absorção da máscara? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Estou muito feliz, a sua dica salvou minhas pontas Geovanna, muito obrigada adorei!!

    ResponderExcluir
  8. Haaaaa me inscrevi pra receber as novidades ;)

    ResponderExcluir
  9. Menina, acabei de conhecer o teu blog, sério, que blog incrível!! Como eu não conhecia ele antes? E como vc nao tinha feito antes? Confesso que fiquei triste por não poder navegar por páginas e páginas com suas postagens hahah adorei o intuito do blog, o layout, as fotos, continua assim, que vai ser sucesso na certa! :) e divulga lá no grupo do cronograma sempre suas postagens haha beijos

    ResponderExcluir
  10. olá! Em caso de colocar uma mascara no cabelo como devo fazer ? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Então no mega hair que eu uso so p sair e q esta ressecado eu posso lavar só com condicionador? E qnd pesar. De tempos em tempos eu uso o xampu? E issso?

    ResponderExcluir