quarta-feira, 5 de junho de 2013

Shampoo do Crescimento - O Pó de Guaraná e a Cafeina

Tenho vivido uma completa transformação na minha rotina capilar nos últimos meses. As mudanças foram tantas e os planos são mais ainda, que vou ter que deixar a estória toda para um post exclusivo. Eu planejava fazer o primeiro post contando sobre minha revolução capilar, mas surgiram tantas perguntas sobre o shampoo de Guaraná que eu estou usando, que eu acabei resolvendo inaugurar com esse assunto.



Para quem não sabe, esse bafafá todo do SHAMPOO DE GUARANÁ/CAFEÍNA começou com uma moça que fazia parte do GRUPO CRONOGRAMA CAPILAR. Ela estava com problemas no crescimento dos fios, resolveu ir visitar uma dermato e esta a receitou a tal da mistura. Não foi ela quem inventou essa receita, nem a médica. Se você procurar no Google, verá que há muito tempo que são postadas receitas similares, mas foi assim que o tal do shampoo foi introduzido no meu círculo de convivência. Posto isso, vamos para a parte da química agora (não podia faltar, né!).

Qual o ingrediente ativo desse Shampoo e como ele funciona?

A CAFEÍNA. ''Ela tem a capacidade de interagir com seus folículos capilares, ajudando a orientar o comportamento dos mesmos e regular o crescimento do cabelo. Um estudo publicado no "International Journal of Dermatology", em 2007, descobriu que a presença de cafeína estimulava folículos capilares cultivados em laboratório, o aumentando o crescimento do cabelo. Como resultado, a cafeína pode ajudar a restaurar o crescimento do cabelo, ou prevenir a perda de cabelo anormal. No entanto, os efeitos clínicos da cafeína na promoção do crescimento do cabelo ainda não foram totalmente investigados.''

Existem várias maneiras de expor seus folículos pilosos à cafeína para estimular o crescimento do cabelo. A cafeína consumida através dos alimentos e bebidas entra na corrente sanguínea e, finalmente, atinge os folículos pilosos. Além disso, seus folículos capilares podem absorver cafeína diretamente via aplicação tópica de shampoo enriquecido com a mesma, de acordo com um estudo publicado no "Farmacologia e Fisiologia da pele", em 2007. Isto pode permitir que os médicos possam expor seus folículos capilares à uma alta dose de cafeína, sem causar os efeitos colaterais que podem ocorrer devido à ingestão de tal quantidade necessária. Como resultado, os produtos para o cabelo que contêm cafeína pode representar tratamentos para a perda de cabelo.

Um estudo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17214716


Então porque o PÓ DE GUARANÁ?

Bom, o pó de guaraná possui em sua composição uma alta dosagem de cafeína. Como não é em todo lugar que achamos o pó de cafeína, usar o de guaraná foi uma maneira que encontraram de facilitar o uso da receita. Eu uso o meu shampoo com o pó de guaraná, mas estou querendo testar com o pó de cafeína. Será que veremos muita diferença?

Como faço a receita?

1 Vidro de Shampoo SEM SULFATO
1 Colher de Sopa de Pó de Guaraná OU Pó de Cafeína PARA CADA 100ml de Shampoo

Pegue uma tigela LIMPA de PLÁSTICO OU VIDRO e despeje todo o conteúdo do vidro de Shampoo. Coloque as colheres necessárias do pó de sua escolha. Mexa bem, até virar uma mistura homogênea. Devolva tudo para o vidro do shampoo.

Vai sobrar um pouco, pois você aumentou o volume do que vai entrar no vidro. Aproveite e já use o que sobrar. Muita gente vai perguntar se pode já colocar o pó no vidro e só mexer. Comigo não deu certo. Eu já tinha usado uma parte do shampoo e pensei ''Ah, vou colocar o pó aqui e agitar''. Bow Shit. O shampoo era muito gosmento, a pressão fez a tampa dele abrir e sujou TODO meu banheiro, e não misturou nada. Acabei tendo que tirar o shampoo e o pó de dentro do vidro, mexer em um pote e devolver pro vidro.

Como usa? Posso usar quantas vezes por semana? Precisa dar tempo de pausa entre os usos?

Eu coloco uma quantidade generosa da mistura na mão, esfrego uma mão na outra e vou enfiando os dedos na raiz do cabelo até sentir que tem shampoo no couro todo. Fico massageando de 3 a 5 minutos e enxáguo. Eu só passo na RAIZ, não passo no resto do cabelo. Muita gente reclama que ressecou os fios, por conta do guaraná. Eu comprei o Shampoo Oroargan da Bioderm , que é BEM hidratante, então não senti ressecar, mas mesmo assim só passo na raiz. Eu uso ele TODOS OS DIAS, pois acredito que apenas o uso contínuo trará efeito. Não existe tempo de pausa entre os períodos de uso como com o Shampoo Bomba. Esse aqui você começa e para quando quiser.

Não terminei nem o primeiro vidro do Shampoo do Crescimento (apelidei ele assim), mas já vi diferença. Meu namorado já percebeu que o cabelo esta maior, por incrível que pareça. Sinto meus fios muito brilhantes, macios, saudáveis e sem frizz. Talvez isso seja por eu ter parado de passar shampoo no cabelo todo e parado com os shampoos normais também. Conto no próximo post minhas mudanças na rotina capilar. Algumas meninas falaram que escurece o cabelo. Eu não senti diferença na cor, só ressaltou um pouco meu ruivo.  Me perguntaram também como eu faço para limpar o resto do cabelo. Só o que cai do shampoo que passo na raiz na hora de enxaguar eu já acho suficiente, mas quando sinto que está sujo, passo de leve um shampoo sem sulfato (e sem pó nenhum) no resto do cabelo, sem esfregar.

Vou deixar aqui umas fotinhos do que eu usei para fazer o meu shampoo e do meu cabelo!! Eu já até tive coragem de cortar umas pontas que estavam me irritando ontem! E meu namorado disse que meu cabelo cresceu !!


 Primeiro dia de Uso



Hoje
(Desculpem as alcinhas aparecendo --', depois eu mudo a foto)


Espero que as dúvidas de vocês tenham sido esclarecidas, caso eu tenha esquecido de falar alguma coisa, deixe um comentário que eu faço um UPDATE aqui no post ! O blog está novinho e ainda tem muita coisinha para arrumar, mas em breve eu já ajeito tudo para vocês !!

Grande Beijo e até o próximo post.

13 comentários:

  1. Olá! Adorei o texto, grandinho mas bem explicado.
    Ficou bem perceptível o crescimento. Gostaria de saber quanto tempo se passou entre uma foto e outra?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha, pois é hahha, texto grande é mania de químico hahaah.
      Passaram 14 dias entre as fotos !
      Beijo, eu que agradeço !

      Excluir
  2. O nome do Pó de Guaraná tem tudo a ver!!! ahuahuah.. pros cabelitchos com preguicinha de crescer!!! Tá tudo lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, verdade né?! Xô preguiça !!!
      Obrigada, flor :)

      Excluir
  3. Voce lava só uma vez com o shampoo ou repete?? Sera que se lavar uma vez com o shampoo com guarana e a segunda com o mesmo shampoo mas sem o guarana terei resultados?? achei que o guaraná nao sai do cabelo só com agua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu passo o de guaraná, deixo de 3 a 5 min e retiro. depois não passo mais nada, pois meu shampoo nem dá para sentir muito pó (acho que por eu ter comprado um ''super solúvel''), e eu fico massageando bem a raiz pra sair tudo quando estou retirando o shampoo!!!

      Excluir
  4. Giovanna, pode usar o extrato do guaraná tbm, ou só em pó? =)

    ResponderExcluir
  5. Giovanna, pode usar o extrato do guaraná tbm, ou só em pó? =)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, essa é a diferença entre sites e blogues que apenas ficam no "ctrl+v", voce traz muita informação útil, obrigada!
    Fiz um shampoo, mas comparado com a quantidade que voce fez o seu, o meu ficou com pouco guaraná, que pena, mas quando acabar o próximo terá mais (vou colocar a quantidade que voce indicou).

    Winne

    ResponderExcluir