quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Sodium Lauryl Sulfate.

   O assunto de hoje é um componente que vem causando discussões e dúvidas entre os consumidores finais e, aposto, muita dor de cabeça e mudanças para o pessoal da Indústria Cosmética.  Usar ou não usar? É tóxico? É MESMO cancerígeno? O que pensar sobre o Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate) ?



   Vamos começar desfazendo uma pequena confusão que muitos criam. SLS é diferente de SLES. O primeiro (SLS) é o Sodium Lauryl Sulfate (Lauril Sulfato de Sódio ou Dodecil Sulfato de Sódio), já o segundo (SLES), é o Sodium Laureth Sulfate (Lauriéter Sulfato de Sódio). A confusão é de se entender, as siglas são parecidas e os nomes em inglês também. Além disso, os componentes são ''primos'', sendo que o SLES é um pouco mais suave que o SLS (não estou dizendo que ele é suave, mas sim que ele é um pouco menos agressivo que o SLS). Tendo isso dito, vamos conhecer um pouco mais sobre o Sodium Lauryl Sulfate.

   O Lauril Sulfato de Sódio (SLS) é um agente químico de formação de espuma (Surfactante) do tipo aniônico (vai sair um post sobre isso em breve). Quando  SLS surgiu, não foi destinado para uso em produtos de consumo (muito menos pessoal). Ele foi inicialmente vendido como um detergente de força industrial, usado principalmente para produtos pesados de limpeza e desengraxantes. Agora, ele está presente em uma série de produtos que usamos em nosso dia a dia, como shampoos, loções corporais, sabonetes, produtos de limpeza facial e muito mais, e por isso, esse componente tem sido muito focado em uma série de estudos para questões de segurança e toxidade potencial.

   A razão pela qual ele é usado em muitos produtos hoje, é que os consumidores esperam espuma abundante de seus produtos que são para limpar de alguma forma. É um dos componentes químicos mais amplamente fabricados nos Estados Unidos, uma vez que muitas empresas usam-no como um agente de formação de espuma barato.


Efeitos no Corpo


   O SLS retira a umidade, a hidratação do cabelo e da pele por conta de suas propriedades detergentes fortes. Você pode, na verdade, ter a sua pele, boca e cabelos, tão limpos quanto, usando um agente mais suave e amigável ao corpo. Existem vários ácidos graxos que funcionam para limpar a pele, sem perturbar o delicado manto ácido que a protege contra elementos externos e toxinas. O Lauril Sulfato de Sódio foi identificado como uma das principais substâncias irritantes da pele que são usadas ​​em produtos de higiene corporal hoje em dia, além de possuir a capacidade de penetrar facilmente nas camadas dérmicas e entrar na corrente sanguínea. Sua espuma cáustica facilmente destrói as camadas lipídicas que mantém a pele lisa e macia.

   Por ser tão irritante para a pele, os cientistas e fabricantes de cosméticos muitas vezes o usam como uma substância de controle ao testar ingredientes potenciais de produtos. De acordo com um relatório publicado no "Journal of the American College of Toxicology", embora o potencial de irritação da pele aumente diretamente proporcional à quantidade de SLS presente no produto que você usa, qualquer concentração acima de 2 por cento vai causar algum grau de irritação da pele. Infelizmente, muitos produtos cosméticos listam o SLS como um dos ingredientes principais (normalmente segundo da composição), o que significa que pode estar presente em concentrações de 20 por cento. No entanto, a publicação afirma que nenhuma outra toxicidade foi encontrada.
 
   Além disso tudo, o SLS permite que toxinas penetrem em nosso corpo, e como se não bastasse, ele próprio é uma toxina. Ele é frequentemente utilizado como um agente absorvente para permitir que outros ingredientes como hidratantes, vitaminas e minerais possam ser mais facilmente depositados abaixo da superfície da pele. Como a maioria dos sabonetes, shampoos e hidratantes que contêm SLS também contêm uma série de produtos químicos, temos um problema, pois assim, muitas substancias perigosas podem penetrar nossa pele com a ajuda do SLS.
 
   Esta é uma outra grande fonte de preocupação, uma vez que estas substâncias são, normalmente, as mais susceptíveis a quebrar as camadas de proteção da pele. Quando você usa produtos com ambos, SLS e outras toxinas químicas e conservantes, você está convidando essas outras toxinas para penetrar mais facilmente na pele e entrarem na corrente sanguínea. O SLS mostrou-se presente nos tecidos do cérebro, fígado, coração e outros órgãos vitais. Isto sugere fortemente que é mantida a longo prazo em vários tecidos corporais.
 
   O SLS irrita e corrói olhos, gengivas e folículos pilosos O produto químico não é permitido como um ingrediente em xampu de bebê por causa de suas qualidades irritantes para os olhos e outras membranas sensíveis. A exposição prolongada pode causar visão turva e ardente. Tem ainda sido associado à cegueira, em poucos casos.  Estudos têm mostrado que o SLS pode causar irritação da gengiva também. A maioria das pastas de dentes comercialmente disponíveis o contêm como um agente de formação de espuma. Aqueles que sofrem de doenças acentuadas na gengiva ou irritação na mesma, recuperaram-se em um ritmo muito mais rápido quando houve a interrupção do uso de SLS em seus produtos de cuidados orais.


Sodiul Lauryl Sulfate e a Queda Capilar


   Na maioria das vezes, a perda de cabelo é um processo gradual que ocorre por conta da genética. Genética, no entanto, geralmente não é a culpa quando a perda de cabelo ocorre de repente ou progride rapidamente. Este tipo de queda capilar ocorre mais freqüentemente por causa de stress, uma condição médica ou até mesmo algo tão simples como a lavagem excessiva. Se a perda de cabelo é devida à lavagem excessiva, Healthy-Communications.com, um site dedicado a alternativas saudáveis ​​e de segurança da informação do produto consciente, diz que o culpado pode ser um ingrediente detergente comum chamado Lauril Sulfato de Sódio.

   Com já foi dito anteriormente, Lauril Sulfato de Sódio, também chamado de SLS, é um produto químico chamado de surfactante, ou, mais comumente, um detergente. Além disso, o SLS tem propriedades que lhe permitem ligar com sujeira e óleo presentes em seu cabelo e  propriedades espumantes que criam espuma emulsificante. Fabricantes de xampu normalmente usam SLS como o ingrediente detergente em shampoo, porque, de acordo com PersonalHealthFacts.com, é barato, ensaboa bem e com adição de sal pode tornar-se grosso, dando mais consistência ao produto.

   O uso inadequado de xampus que contenham SLS pode levar à perda de cabelo, de acordo com a National Toxic Encephalopathy Foundation. De acordo com a NTEF, perda de cabelo pode ser o resultado de mal enxaguamento, que deixa depósitos de SLS em seus folículos pilosos. Estes depósitos penetram o couro cabeludo e corroem o folículo piloso, causando a perda de cabelo. MaximumHair.com relata que SLS também afeta a taxa de crescimento de novos cabelos, que ocorre a uma taxa de cerca de oito vezes mais lento do que o normal. Além disso, a Personal Health Facts diz que o NaCl, o sal utilizado como um agente de espessamento, resseca os fio, aumentando o potencial para a quebra, e também contribui para a perda de cabelo.

   A lavagem cuidadosa e completa é essencial para garantir que nenhum shampoo permaneça em seu cabelo. Outra forma de evitar a perda de cabelo é parar de usar shampoo que contenha SLS ou alternar entre um shampoo que contém SLS e um que use outro ingrediente detergente. De acordo com HairLossJunction.com, Lauriéter Sulfato de Sódio (SLES) é um ingrediente detergente menos irritante mais seguro.


Uma Boa Notícia


   As informações que você pode ter lido ou vir a ler a respeito do SLS como potencial cancerígeno é, de acordo com o NTEF,  falsa. O NTEF relata que o Cosmetic Ingredient Review, um comitê de revisão independente composto por especialistas do setor, realizou uma investigação minuciosa antes de publicar um parecer contestando essa alegação.


Pitaco do Meu Eu ''Louca dos Produtos Capilares''


   Nem preciso dizer que eu parei com o uso desse ingrediente, né? Meu cabelo é outro desde que comecei a usar o Shampoo de Guaraná e, tenho certeza, que não é só culpa do pó, a exclusão dos sulfatos ajudou, e muito ! Estou para contar sobre minha nova rotina capilar ainda, prometo que em breve esse post sai!




Grande beijo a todos e até o próximo post.

Fontes:

7 comentários:

  1. Bastante esclarecedor o post. Parabéns Gi!

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovanna , tudo bom? Adorei o post, mas tenho uma duvida: mesmo sem usar sulfatos vc faz uso de mascaras/leav-in com oleo mineral e/ou silicones insoluveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre evitei ao máximo esses componentes, mas o que tenho aqui com eles eu uso sim, pois faço a desintoxicação com argila (post acima desse) ou com vinagre !! Mas inha meta é não usar mais esses componentes

      Excluir
  3. Muito bom mesmo. Já estou colocando seu blog nos favoritos. Parabéns!

    Léty Moraes

    ResponderExcluir
  4. Amei as explicações bem objetivas e explicativas, obrigada querida.

    ResponderExcluir